Palestrantes

Adriana Eiko Matsumoto – Professora do curso de Psicologia da PUC/SP, é doutoranda em Psicologia Social (PUC/SP) e mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP). Tem especialização em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes (USP) e é conselheira do Conselho Federal de Psicologia na gestão 2011-2013, onde coordena o Grupo de Trabalho "Sistema Prisional".

Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselheiro Federal pelo estado de Alagoas. Psiquiatra, concluiu sua graduação na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, em 1977. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina do estado de Alagoas. Ingressou no movimento médico alagoano em 1985. Ocupou o cargo de diretor técnico do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy. Até 2014, será o responsável pelo Departamento de Fiscalização, junto ao CFM, além de coordenador das Câmaras Técnicas de Psiquiatria e de Medicina do Esporte e da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos - CODAME


Geder Luiz Rocha Gomes - Promotor de Justiça do Estado da Bahia, titular da Promotoria de Execução Penal e de Penas e Medidas Alternativas de Salvador (BA). Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (SP), Pós-Graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e Doutorando em Direito Penal pela Universidade de Lisboa em Portugal. É vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal (IBEP), membro e e-presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça (CONAPA), membro do Comitê Interinstitucional de Política Criminal e Penitenciária do Estado da Bahia, membro da Comissão de Organização do 12º Congresso das Nações Unidas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (ONU), membro da Comissão Nacional de Organização da Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), membro da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais (ABPCP), professor de Direito Penal e de Execuções Penais de Graduação e Pós-Graduação, palestrante em diversos seminários e congressos e autor de vários trabalhos publicados.

Haroldo Caetano da Silva – Promotor de Justiça em Goiânia, é coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Goiás. Vencedor do PRÊMIO INNOVARE, categoria Ministério Público, com a prática “Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator” (PAILI), em 2009.

Herbert José Almeida Carneiro – Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, tem especialização em Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Janaína Penalva – Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e presidente da organização não-governamental Anis, Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

Ivarlete Guimarães de França – Representante da Rede Nacional de Internúcleos da Luta Antimanicomial, é psicóloga especialista em Saúde e Trabalho. É diretora do Departamento de Tratamento Penal (Susepe/SSP- RS) e integrante da Coordenação Colegiada da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila).

Luciana Musse – Graduada em Direito e Psicologia, é mestre e doutora em Direito e professora Universitária no Distrito Federal.

Mara Fregapani Barreto – Na década de 90 iniciou suas atividades profissionais em cursos de idiomas, até se formar em Psicologia, quando então passou em um processo seletivo para exercer sua especialização no Hospital Sarah Kubischek. Em 1997 ingressou no Departamento de Polícia Federal e desde então, vem atuando na área de inteligência policial. Após se formar em Direito passou a exercer suas atividades na Assessoria de Gabinete, emitindo pareceres e analisando processos administrativos. Em maio/2011 assumiu a pasta da Coordenação-Geral de Reintegração Social e Ensino da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional.

Paulo Duarte de Carvalho Amarante – Médico psiquiatra, mestre em Medicina Social e doutor em Saúde Pública. Atualmente preside a Associação Brasileira de Saúde Mental, além de coordenar o Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Abrasco. É editor da revista Saúde em Debate e autor de Loucos pela Vida, o Homem a Serpente - Outras Histórias para a Loucura e a Psiquiatria, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, entre outros. Pesquisador titular de Saúde Mental da ENSP/Fiocruz.

Roberto Tykanori Kinoshita – Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo , doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e residência-médica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, saúde mental, políticas de saúde mental, saúde coletiva, serviços de saúde e suicídio.

Romina Moreira de Magalhães Gomes - Psicóloga Judicial do Núcleo Supervisor do PAI-PJ, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Psicanalista. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Tania Maria Dahmer Pereira – Graduação em Serviço Social (PUC – RS – 1967), mestrado em Serviço Social (PUC – RJ – 1984), doutorado em Serviço Social (Escola de Serviço Social – UFRJ – 2006). Desde abril de 2010, é diretora do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho, no Rio de Janeiro, tendo exercido funções de coordenadoria ou direção de instituições como Divisão de Serviço Social do extinto Departamento do Sistema Penal (DESIPE), da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Proteção a Testemunhas de Crimes – Rio de Janeiro.
Tânia Kolker – Médica e psicanalista, é consultora da Secretaria de Direitos Humanos em temas relacionados às medidas de segurança e à interface saúde mental e direitos humanos. Foi coordenadora do "SOS Direitos Paciente Psiquiátrico" do Instituto Franco Basaglia - Cultura, Informação e Pesquisa para uma Sociedade sem Manicômios (IFB). Possui vasta publicação acadêmica na área.


Ulysses R. de Castro – Diretor do Instituto de Saúde Mental (SES DF), doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal. É mestre em Ciências do Ambiente e Saúde pela PUC-Goiás, psiquiatra clínico e Forense pela Associaçao Brasileira de Psiquiatria (ABP) e médico do Trabalho pela UNIRIO.